Newsletter da Liga | Agosto 🌊
Olá mulheres! Chegou a edição da Newsletter da Liga de Agosto. Enquanto você vibra pelas nossas esportistas em Paris (entre choros e gritos de emoção - se você for das mais entusiasmadas pelo esporte, como a gente), confira mais essa edição cheia de informação de qualidade e inspiração sobre o oceano!
Já escutou o último episódio do podcast Vozes do Planeta, com a Tamara Klink? No episódio, Tamara conta um pouco sobre como foi sua jornada pelo Atlântico, a bordo do Sardinha II. Não perca, clique aqui!
A integrante da Liga e pós-doc pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá/IEPA, Raqueline Monteiro, falou sobre a poluição do Rio Amazonas para a TV Equinócio. Clique aqui para ver a matéria.
Dia 25 de julho, rolou uma live em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, organizada pela Black Women in Ecology Evolution and Marine Sciences, o Instituto Yandê e o GT de Mulheres Negras da Liga! A live divulgou as inscrições para a 1ª Edição do Workshop “A Maré está virando”, que tem como objetivo capacitar, celebrar e conectar mulheres negras brasileiras na área da ecologia, evolução e ciências marinhas. A live está disponível aqui e você pode se inscrever no Workshop clicando aqui!
Dia 6 de agosto, das 10h às 11h, vai rolar um Webinário do Comitê Nacional da Década do Oceano, com moderação da Dra. Germana Barata, para explicar como deve ser solicitado endosso à UNESCO para ações relacionadas à Década! Se você tem interesse em promover atividades neste contexto, não pode ficar fora dessa! Fique ligada no canal do Youtube da Década.
Cocaína no Oceano: Verdades e Mentiras
Verdade: É pelo oceano que transita a maior parte do comércio internacional do nosso país. Com isso, já dá para ter a dimensão dos impactos, ao longo prazo, para a vida marinha.
Vamos acrescentar agora um ingrediente que tem piorado esta situação ainda mais: a cocaína!
Será que também é verdade afirmar que vários animais no mar estão ficando viciados? Vem com a gente, no Blog da Liga deste mês, dar um mergulho nesta história.
Estruturas Artificiais e seus impactos nas Mudanças Climáticas
Este mês, convidamos Dra. Aline Martinez, uma das coordenadoras do recente estudo "Urbanização e status de Endurecimento Costeiro no Litoral Paulista", realizado pela Universidade Federal de São Paulo/Unifesp.
Você sabia que a crescente urbanização e as obras de engenharia têm alterado a configuração do nosso litoral? Quais as consequências dessas ações? Para Aline, "a pesquisa destaca a necessidade urgente de planejamento urbano que considere a sustentabilidade e a resiliência climática, como as Soluções Baseadas na Natureza".
Clique aqui para acessar o texto completo.
O Papo com a Liga de Agosto está imperdível! Paulina Chamorro entrevista quatro mulheres que participaram da expedição Voz dos Oceanos: Katharina Grisotti, Marília Nagata, Thamys Trindade e Jessyca Lopes viajaram de carro pela costa brasileira por 70 dias, percorrendo 9.216 km de Santa Catarina ao Pará, em uma expedição exclusivamente feminina!
A ideia era coletar alguns dos organismos marinhos mais consumidos pela população (como ostras e mexilhões) para analisar a presença de microplásticos e entender se eles podem trazer riscos à segurança alimentar dos brasileiros, além de garantir a conscientização do público sobre o tema.
Recém retornadas da expedição, elas toparam participar do Papo para contar um pouco mais dessa jornada única. Não perca, assista aqui!
Dia Mundial da Fotografia 📸
No dia 19 de Agosto se comemora o dia da fotografia. Assim, nesta edição, viemos com duas sugestões de conteúdo para celebrar talvez uma das invenções mais importantes da humanidade.
A primeira é o site do concurso anual de fotos promovido pela ONU para o Dia do Oceano. Sim! A gente sabe que o dia do Oceano é em Junho (nossa news desse mês tá linda, por sinal!), mas o site desse concurso é um ACONTECIMENTO. E digo mais, na edição de 2024, tivemos uma brasileira duplamente vencedora com imagens capturadas em ilhas do Pacífico. Andrea Marandino recebeu os prêmios de primeiro e segundo lugar ao retratar crianças brincando em Kiribati, e uma pescadora de ouriços em Fiji. A imagem campeã do concurso geral foi de uma rede fantasma sendo retirada por mergulhadores no Havaí, vale a pena conferir!
Recomendamos muito que visitem o site do concurso, já que todas as imagens vencedoras de todas as categorias estão disponíveis e é possível ver as edições passadas também! Tudo disponível neste link.
A segunda sugestão de conteúdo é a série da Netflix “Tales by Light” , que conta com 3 temporadas de episódios curtos (aqueles que a gente gosta de dar play para ver durante o almoço, sabe?) e que nos transportam para lugares e culturas riquíssimos. É claro que não iríamos sugerir se não tivesse algo oceânico envolvido. Em todas as temporadas pelo menos dois episódios abordam questões marinhas, como o acasalamento de jubartes, a desmistificação dos tubarões, entre outros. Você vai descobrir até sobre as sucuris brasileiras! Vamos deixar o trailer da primeira temporada aqui só para você sentir o gostinho do que te aguarda. Por enquanto a série está apenas disponível na plataforma de streaming, mas uma dica bônus é visitar o canal da Canon no YouTube, lar de curtas muito bem produzidos e que traduzem o poder da fotografia de dizer muito, sem precisar falar uma palavra. Fica aqui nossa recomendação de assistir este vídeo e deixar o algoritmo te levar para outras tantas obras maravilhosas disponíveis gratuitamente.
Já ouviu falar do Fundo Global pelos Recifes de Corais (GFCR na sigla em inglês)?
Essa iniciativa é uma das contribuições da Década do Oceano para a saúde dos ecossistemas marinhos, e consiste em uma coalizão público-privada que implementa uma variedade de soluções financeiras e de apoio a negócios sustentáveis para melhorar a resiliência dos ecossistemas costeiros. Em face às notícias preocupantes sobre o 4o evento de branqueamento global que afeta os recifes de corais, a GFCR anunciou uma verba adicional de 25 milhões de dólares para financiar iniciativas que visem aumentar a resiliência desses ecossistemas marinhos.
A verba será direcionada principalmente para um novo programa chamado Egyptian Red Sea Initiative, que deverá garantir mais proteção a um dos mais antigos e resilientes recifes de corais do mundo. Outras iniciativas que serão financiadas estão localizadas na região Mesoamericana, Indonésia, Filipinas e Pemba Island, na região costeira da África.
Todo esse financiamento extra ajudará esses países a criarem e implementarem soluções de negócios que sejam positivas para os recifes de corais. As medidas incluem, desde ecoturismo até incentivo à aquicultura comunitária e práticas de pesca sustentáveis.
Quer saber mais? Clique aqui para ler a notícia em inglês, e visite o site e/ou o Instagram da GFCR para ficar por dentro das novidades.
Grada Kilomba - Quem escolhemos esquecer
?
Nossa homenageada do mês é a portuguesa Grada Kilomba, autora da escultura monumental ‘O Barco’. Depois de passar por outros países, a obra ficará instalada por dois anos em Minas Gerais, no Instituto Inhotim, inusitadamente, bem longe do mar! Na verdade, a artista quer navegar não exatamente pelas águas, e sim, pelas camadas líquidas de nossa memória. Grada é afrodescendente e deseja interromper a narrativa dominante que repete sempre a mesma história sobre o tempo das chamadas Grandes Navegações.
A artista e também filósofa, psicóloga e escritora, usa a arte para questionar nosso entendimento de ‘normalidade’.
No contexto temporal dos Descobrimentos, um barco, em nossa mente, teria certamente o símbolo de expansão, aventura e glória, uma imagem bastante infantil segundo ela, para descrever tal período. Em uma de suas mais recentes entrevistas, em maio de 2024, Grada Kilomba explica que a obra ‘O Barco’ evoca um navio negreiro onde ela pode criar uma magia poética, sem repetir a violência da diáspora dos africanos escravizados. ‘O Barco’ é uma analogia ao espaço onde corpos eram transportados para cruzar o oceano.
“A história é passado e é também o nosso presente”, afirma. Para Grada, ao nos depararmos com um monumento público, damos literalmente de cara com o passado no meio do nosso presente, repetindo assim, sempre a mesma narrativa colonial. É isso que ela trabalha para mudar. E porque quer nos provocar para uma postura de resistência anticolonialista, nos pergunta: “Quem escolhemos lembrar e quem escolhemos esquecer diante de uma obra pública?”. Exercício propício para trazer à tona apagamentos e relatos jamais ouvidos, e que não seriam de outra maneira explorados.
Esta newsletter é feita com muito carinho por diversas mulheres da Liga das Mulheres pelo Oceano. Coordenação: Mariana Campagnoli. Produção de conteúdo: Débora Camacho Luz, Elisa Homem de Mello, Giovanna Destri, Mariana Campagnoli, Natalia Grilli e Renata Pelegrini. Revisão: Elisa Homem de Mello, Mariana Andrade, Mariana Campagnoli e Natalia Grilli. Design: Bruna Daibert e Mariana Campagnoli.